O que causa estria:
O aumento exagerado ou muito rápido de peso levam ao estiramento excessivo da pele. Além disso, efeito iô-iô do engorda e emagrece é um dos que mais propiciam celulite e estrias.
Para algumas mulheres é comum a ausência de menstruação por um ou mais ciclos, causada por alterações hormonais que também acometem a menopausa. Estas disfunções podem levar ao aparecimento das lesões na pele.
Os primeiros resultados são animadores: muitas lesões desaparecem com o tratamento. Porém, os altos índices de efeito rebote trazem efeitos colaterais contrários nas aplicações.
As estrias são mais comuns na gravidez, pois a pele se estica muito e rapidamente, mas elas podem ser evitadas se a mulher tiver cuidados com hidratação adequada.
A hipertorfia muscular, que leva ao estiramento excessivo da pele, ou um crescimento rápido (no caso de um estirão na adolescência, por exemplo) também rompem as fibras de colágeno causando estrias.
Fatores biológicos, como a qualidade e quantidade de fibras colágenas e elastina, ou fatores genéticos, também são determinantes para facilitar o aparecimento das estrias.
É muito importante usar diariamente muito creme hidratante, especialmente na barriga, mamas, coxas, bumbum e nas costas;
Álcool em excesso faz o corpo produzir grandes quantidades de radicais livres, que são moléculas instáveis que reagem oxidando e danificando as células.
Fatores hereditários como a propensão à obesidade e até baixa concentração de colágeno na pele, podem influenciar no aparecimento de estrias.
Pessoas que bebem pouca água ao longo do dia acabam tendo maiores problemas de circulação e consequentemente retendo mais líquidos. Essa é uma das causas da lesões na pele.